Cadastro de Clientes

Para iniciar o cadastro de cliente vamos ao módulo “Cadastros” e clicar em “Clientes” conforme a imagem abaixo;

Após selecionar o item “Clientes”, abrirá a tela de cadastro de clientes, selecione o ícone de “Incluir“;

Agora é só prosseguir com o cadastro dos clientes inserindo os dados pedidos, ao efetuar o cadastro não podemos esquecer de preencher os itens obrigatórios: Nome, CPNJ (caso seja PJ), IE (caso seja PJ), CPF e CEP.

Nesta mesma tela podemos alterar a situação do cliente clicando na opção “Situação do Cliente”, podendo escolher se o cliente tem alguma pendência. Mantendo no “0-Normal” o cliente pode fazer as compras normalmente no caixa. Outras situações irá ocorrer o bloqueio no caixa caso este cliente seja identificado.

Ainda na tela de cadastro temos as opções de detalhar mais dados sobre o cliente nas guias “Dados pessoais, Complemento, Comercial e Outros/Contatos”;

Pesquisar Cliente

Para efetuarmos uma pesquisa de cliente, clicamos nos itens “Cadastros -> Clientes” e abrirá e tela de cadastro, logo após basta ir no ícone da pesquisa.

Após aberto a pesquisa, você poderá preencher os dados para seja feita a pesquisa ex: Nome ou *Nome para filtrar.  O * (asterisco) na frente faz uma busca maior, pesquisando inclusive o sobrenome ou nome fantasia de uma empresa.

Cadastro de Fornecedor

Para iniciar o cadastro de fornecedor vamos ao menu “Cadastros” na parte superior, selecionar “Fornecedores” conforme as imagens abaixo;

Após selecionar o item “Fornecedores”, abrirá a tela de cadastro de fornecedores, selecione o ícone de “Incluir“;

 

Agora é só prosseguir com o cadastro dos fornecedores inserindo os dados pedidos e também não podemos esquecer de inserir os dados obrigatórios: Razão Social, IE, CNPJ, CEP.

Nesta mesma tela tem a opção de pesquisa de fornecedores que é feita pelo seguinte ícone;

Após selecionar a opção de pesquisa, será aberta a tela de pesquisa:

Agora é só colocar os dados desejados ex: Nome ou * (asterisco) Nome para filtrar.

Cadastro de Produto

Para iniciar o cadastro de produto vamos ao menu “Cadastros” na parte superior, selecionar “Produtos” conforme as imagens abaixo;

Após selecionar o item “Produtos”, abrirá a tela de cadastro de produtos, selecione o ícone de “Incluir“;

Agora é só prosseguir com o cadastro dos produtos inserindo principalmente os dados obrigatórios:

  • Código: Código interno do produto. Criado pelo próprio usuário, pode ser usado qualquer número de 1 a 9999999999. Não aceita letras ou caracteres especiais.
  • EAN: Código de barras do produto. Usado para leitura de código de barras de produtos.
  • NCM: Toda mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que é lançado na nota fiscal ou está presente em livros legais e outros documentos. Esses códigos têm como base o método internacional de classificação, o SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias), objetivando que os itens sejam classificados de acordo com regulamentos do Mercosul. A NCM é adotada pelos países membros do Mercosul desde janeiro de 1995. O código é composto por 8 dígitos, sendo que os seis primeiros representam a classificação SH e os outros dois últimos dígitos são parte das especificações do próprio Mercosul.  A NCM pode ser consultada na nota fiscal de compra, com o contador ou pela tabela da receita. Clicando na lupa roxa ao lado do EX, também temos no sistema a tabela da receita onde pode ser consultado a NCM.
  • Descrição: Onde é descrito o nome de produto que irá sair nos comprovantes.
  • Preço de venda: Preço do produto para venda.
  • Grupo: Classificação dos produtos por grupos. Facilita a localização de produtos em relatórios, além de possuir algumas funções no sistema como exportação pra comandas, grupos para uso em monitores touch screen, entre outros.
  • Departamento: Outra forma de classificação dos produtos. É usado para definir os produtos que serão impressos nas comandas e também exportado para balanças comerciais.
  • Fabricante: Classificação dos produtos pelo fabricante dos mesmos.
  • Compra: Tributação de compra do produto. Pode ser verificado na nota de compra ou com o contador.
  • Venda: Tributação de venda do produto. Pode ser verificado na nota de compra ou com o contador. Deve ser feito o cadastro prévio das tributações de acordo com o regime tributário da empresa.
  • UNID. ENTRADA: Onde é definido como foi feito a compra, se em unidade, quilo, metro, pacote, etc. Caso seja feita a compra em medidas fracionadas, deve ser usado quilo, metro ou litro. Pode ser cadastrado outras medidas no sistema.
  • UNID. SAIDA: Onde é definido é feita a venda do produto, se em unidade, quilo, metro, pacote, etc. Caso a venda seja feita em medidas fracionadas, deve ser usado quilo, metro ou litro. Pode ser cadastrado outras medidas no sistema.
  • Origem Mercadoria: Deve ser informado o código referente ao produto. Abaixo os códigos aceitos e suas descrições.

  • CST PIS: Código de tributação do PIS. Deve ser cadastrado no sistema de acordo com o regime tributário da empresa e deve ser verificado com o contador.
  • CST CONFIS: Código de tributação do PIS. Deve ser cadastrado no sistema de acordo com o regime tributário da empresa e deve ser verificado com o contador.

Mais informações sobre o cadastro de produtos: http://autocom3arquivos.com.br/2018/01/29/cadastro-de-produtos-loja-simples/

Pesquisar Produtos

Para efetuar uma pesquisa de produtos, acessamos o menu “Cadastros -> Produtos” e clicamos no seguinte ícone;

Após aberto, será mostrado a tela de pesquisa onde poderá ser feita pesquisa pela descrição do produto e também pela pesquisa detalhada utilizando as funções onde é possível pesquisar pelo fabricante, código, descrição, referência.

Cadastros de Usuários

Para efetuarmos o cadastro de usuários devemos ir no menu “Iniciar” na parte superior e após “Usuários e Senhas” conforme a imagem abaixo;

Após feito isso, abrirá a tela de cadastro de “Usuários da loja, PDV e Interface” selecionamos o ícone “Usuários”;

Feito isso, abrirá a tela de “Cadastro de usuários”, após é só clicar no ícone de “Incluir“;

Após isso prossiga com o preenchimento dos campos, principalmente os obrigatórios: Login, senha, usa perfil.

Configurar privilégios de usuário, na parte inferior da tela de cadastro temos a opção de configurar seus privilégios, basta clicar no ícone “Alterar Privilégios“;

Após aberto, poderemos definir o que o usuário poderá acessar ou não.

Se caso criarmos um usuário que tenha acesso apenas na parte de cadastro, selecionamos os itens abaixo;

E finalizamos clicando no “Ok“, ou também para alterar apenas para o “Modulo Financeiro“;

E para salvar basta fazer o mesmo procedimento, clicar no “Ok”.

Criando Perfis

Para criar um perfil entramos na tela de “Cadastro de Usuários“, selecionamos o menu “Perfis”:

Depois abrirá a seguinte tela, e basta selecionarmos a opção “Adicionar novo perfil“;

Abrirá a tela para adicionarmos um nome a esse perfil e do lado direito mostrando os perfis existentes.

Após criado os perfis podemos definir os privilégios conforme cada perfil e também podemos selecionar diretamente os módulos que já vem pré-definidos.

Cadastros de Usuários do PDV

Para efetuarmos o cadastro de usuários do PDV, devemos ir no menu “Iniciar” na parte superior e após “Usuários e Senhas” conforme as imagens abaixo;

Após feito isso, abrirá a tela de cadastro de “Usuários da loja, PDV e Interface” selecionamos o ícone “Usuários do PDV”;

Após isso abrirá a tela de cadastro de “Usuários do PDV”, agora é só prosseguir com o preenchimento dos campos necessários.

 

Nível de Usuário

Na escolha do nível do usuário podemos limitar ou não suas funções no caixa conforme o nível desejado:

  • OPERADOR: Faz apenas vendas normais. Para dar desconto, cancelamento, abertura de caixa, fechamento, etc deve ser utilizado a senha de fiscal ou MASTER.
  • FISCAL DE CAIXA: Além das funções de operador, permite realizar abertura e fechamento de caixa, redução z, sangria (retirada) e suprimento de caixa e abertura de gaveta.
  • MASTER: Funções de fiscal de caixa mais cancelamentos e descontos. Permite acesso a todas funções do caixa.

Exportação Para os Caixas

Para atualizar os caixas é necessário EXPORTAR essas informações do servidor para os caixas. Para fazer isso, basta clicar em “EXPORTAR” conforme imagem a abaixo;

Após isso, basta clicar em “Atualizar Tudo(1) que será feito a atualização dos caixas.

O sistema envia a confirmação que os caixas foram atualizados, informando a data e hora da atualização e deixando a linha verde. Cada linha é referente a um caixa. No exemplo abaixo (2) o caixa 005 foi atualizado com sucesso e pode ser utilizado com os cadastros atualizados.

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