Delivery

Configurar taxa de entrega padrão

Antes de fazer uma pré-venda delivery é necessário configurar uma taxa de entrega padrão para que a mesma apareça junto com os itens a serem comprados. Devemos cadastrar um produto com as seguintes especificações: Nome – TAXA DE ENTREGA e CÓDIGO 999010 e definir um valor.

Para cadastrar o produto Taxa de Entrega o primeiro passo é: Acessar o “Cadastro de Produtos”, e depois clicar no ícone de “Incluir”, após basta preencher o Código, Descrição, NCM e valor;

Cadastro de Bairros e Taxas de entrega

Clique em “Tabelas -> Diversas -> Cadastro de Bairros e Taxas de Entrega“;

Após, basta clicar em “Incluir” para cadastrar um novo bairro e valor, basta preencher as informações pedidas, podendo inserir também algum aviso.

Vão existir 2 taxas no sistema:

  • Taxa padrão: Utilizada caso não haja as taxas dos bairros cadastradas ou caso o bairro da entrega não esteja no cadastro
  • Taxa do bairro: É a taxa que incluímos na tela acima. Cada bairro incluído pode ter usada taxa diferenciada.

Dica: A descrição do bairro deve ser igual a que é colocada no cadastro do cliente, senão o bairro não será reconhecido e será usado a taxa padrão. Exemplo: Caso tenha cadastrado a taxa do bairro e colocado a descrição do bairro como Jd Belvedere, ao cadastrar um cliente que mora nesse bairro, deve ser colocado no cadastro dele, no campo bairro Jd Belvedere também. Se colocar Jardim Belvedere a taxa não será reconhecida.

Habilitação delivery

Para iniciar as configurações necessárias vamos na guia “Iniciar -> Configurações -> Configurar Sistema“;

Determinar o número do balcão

Devemos determinar o número do balcão e para fazer isso, vamos na guia “Comunicações entre Filiais, Caixas e Balcão“;

Na opção “Números dos Balcões definimos o número desejado.

Obs. Caso seja definido mais de um balcão devemos separá-los por  ; “Ponto e virgula, conforme o exemplo: 20;21;22;23.

 

Após o balcão ser definido, clicamos nas guias “Diversos -> Pré-Vendas l” e colocamos lá o número que determinamos para o balcão;

Ao final, basta clicar no ícone “Gravar” no canto inferior direito da tela. (O sistema mandará carga para as filiais e caixas e será fechado)

Realização da venda de Delivery

Vídeo

Iniciando a venda Delivery

Para efetuar a venda do Delivery fazemos caminho a seguir. Na tela inicial do sistema clicamos no “Módulo Vendas“;

Na guia “Operações” vamos em “Pré-venda e Venda em Domicilio“;

Na guia “Atendimento” selecionamos o “Delivery“;

Após aparecerá a tela para selecionar o vendedor, aqui colocamos o código do vendedor;

Após clicar em “OK” aparecerá a tela para selecionar o cliente, já na tela de seleção do cliente podemos pesquisar pelo Código do cliente, mas também podemos pesquisar pelo CPF/CPNJ e até mesmo pelo Telefone;

Caso queira procurar pelo nome, clique na “Lupa” e digite o nome do cliente. E aparecerá suas informações, assim como na tela a seguir;

Na tela de “Identificação do Cliente” também é possível alterar os dados do cliente ou adicionar um novo cliente.

Para agilizar o cadastro de um cliente novo do delivery, pode-se usar alguns parâmetros para retirar a obrigatoriedade de alguns campos, como CEP, CPF e outros.

Confirmado os dados do cliente, na tela de pré-venda onde deverá ser realizado o pedido do cliente. A taxa de entrega será inserida automaticamente, de acordo com a taxa padrão ou com o bairro do cliente, definido no cadastro de bairros e taxas de entregas. Nesta tela adicionamos o pedido do cliente inserindo o Código do produto ou clicando na lupa ao lado da caixa onde será preenchido o código.

Agora basta escolher os produtos desejados.

Na tela acima fica visível os produtos que o cliente está adquirindo e valor da taxa de entrega.

Para finalizar a venda basta clicar no item Finalizar – “F12

Após clicar em “Finalizar” seremos levados para a tela de pagamento;

Aqui definimos todas formas de pagamentos, se gerará troco e qual o valor do troco, logo após clicamos em “Gravar pré-venda” e será gerado um código para a pré-venda conforme a imagem abaixo;

 

Finalizando a venda Delivery no caixa

Para finalizar esta venda vamos no caixa e apertamos a tecla F3 – Operações para abrir o menu “Modo de Operação” e selecionamos a opção de número 3 – “Pré-vendas“;

Logo após será aberta a tela de “Pré-vendas” onde poderemos digitar o código e também ver as informações das vendas;

Obs: Cada cor representa uma situação de venda e são definidas conforme a tabela abaixo.

Ao selecionar a venda desejada seremos levados a tela de confirmação do pagamento e a forma de pagamento e confirmaremos as opções mostradas;

E depois de confirmar, faremos a escolha do motoboy. Basta escolher o motoboy e apertar a tecla “Enter” que aparecerá a confirmação da entrega;

Confirmação da entrega

Após fazer a confirmação da entrega, ocorrerá a saída do motoboy.

Quando o motoboy chegar e a entrega for efetuada sem problemas a venda ficará com status vermelho conforme e devemos clicar novamente na entrega para confirmar e seremos levados para as telas a seguir:

Após clicar em “Sim” a venda será finalizada;

A compra será finalizada e caixa estará disponível para novas vendas.

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Autor