Inserindo novos métodos e propriedades ao formulário

Anteriormente, ainda no início do assunto de formulários apresentamos a figura do menu Form. Este menu será usado para criar os métodos e propriedades:

Figura 28 – Menu Form

  1. Clique no menu Form e sem seguida em New Method…

Figura 39 – Criando um novo método

  1. Em Name informe o nome do método. Não coloque os parênteses. Cloque também uma breve descrição do que o mesmo faz em Description.
  2. Clique sobre o botão Add.

Faça isso para todos os métodos que precisas criar para o formulário. Para adicionar propriedades o procedimento é parecido.

  1. Clique no menu Form e depois escolha a opção New Propertie…

Figura 40 – Criando uma nova propriedade

  1. Em Name informe o nome da propriedade e também informe uma breve descrição para o que serve a propriedade.
  2. Clique em Add.

Pronto! A propriedade estará lá disponível para ser ajustada.

Agora que a propriedade está disponível, clique sobre o formulário, depois clique com o botão direito do mouse e escolha Properties. Na janela de propriedades, escolha a aba All e vá para o final da lista. Deve aparecer a propriedade. Informe o valor Thisform.txtNomeUsuario.SetFocus() para a mesma.

Após realizadas todas as alterações proposta acima, seu formulário deverá estar pronto. É claro que você pode melhorar a aparência conforme seu gosto, movendo os objetos para os locais que melhor lhe atraia e até mesmo inserindo outros objetos de interface.

Agora chegou a hora de executarmos nosso formulário para testá-lo. Quando for testar, faça-o devagar, senão poderá se ferir.

O que acho fantástico no Visual  FoxPro é poder mesmo no ambiente  de design ver o resultado daquilo que estamos fazendo sem ter que compilar o projeto e gerar um executável. Para executar o formulário basta você clicar sobre o botão. Faça isso então e verás o resultado semelhante à figura 36. A diferença será os dados ainda não preenchidos em sua tabela.

Figura 36 – Formulário de Cadastro de Usuários sendo executado.

Ainda há uma coisa a se fazer. Como nosso formulário possui um ambiente de dados privado, toda a configuração externa a este não é incorporada. Por exemplos os registros apagados poderão aparecer causando uma impressão de que o botão excluir não funciona corretamente.

Como configuração de ambiente é algo que utilizaremos em diversos locais, inclusive em formulários, relatórios e até mesmo em PRG’s, faremos uma classe que possa ser reutilizada quando houver necessidade.

Se estiver com o formulário aberto, feche-o.

Criando uma classe para configuração de ambiente

  1. Com o projeto aberto, clique sobre a aba Classes.
  2. Clique no botão New…

Figura 43 – Criando uma nova classe

  1. No diálogo New Class, exibido na figura 42, informe SetagemAmbiente como Class Name, Based On como Custom e Sore In, informe ambiente.vcx. O arquivo ambiente.vcx passará a ser a biblioteca de classes para classes de ambiente em nosso projeto. Click em OK.
  2. Aparecerá a janela do Class Designer conforme mostra a figura 43.

Figura 43 – Class Designer editando SetagemAmbiente.

  1. Dê dois cliques sobre a classe SetagemAmbiente. Aparecerá a janela do editor de programas onde você deverá abrir o evento Init e digitar o seguinte código:

Figura 44 – Código da classe SetagemAmbiente

  1. Feche a janela de edição de código. Feche também o Class Designer.
  2. Voltando ao Gerenciador de Projetos, você verá que a classe que criamos já aparece na lista de classes.
  3. Agora abra novamente o formulário usuários para ser modificado. Vamos incluir a classe que acabamos de criar no formulário.
  4. Observe a figura 45, onde estão posicionadas as duas janelas (Gerenciador de Projetos e Usuários). Com a janela do Gerenciador de Projetos aberta, clique sobre a classe SetagemAmbiente e segurando o botão do mouse arraste-a para dentro do formulário de usuários. O resultado será algo como o seguinte:

Figura 45 – Instanciando um objeto a partir da classe SetagemAmbiente

  1. Pronto, agora é só você arrastar o objeto SetagemAmbiente1 que foi instanciado dentro do formulário usuários. Somente o simples fato dele estar lá dentro o código já será executado, uma vez que o código da classe fôra escrito dentro do evento Init do mesmo.
  2. Salve o formulário e execute-o. Inclua registros e os apague e veja que agora tudo funciona perfeitamente.

Agora que o formulário está pronto e funcionando, vencemos a primeira etapa. Você já deve ser capaz de programar outros formulários com características semelhantes. Por exemplo o formulário de Cadastro de Clientes e o de Cadastro de Fornecedores.

Antes porém de passar a desenvolver esses outros formulários quero comentar um pouco sobre algumas partes do código principalmente alguns termos usados.

As figuras utilizadas para os botões do formulário estão disponíveis a partir da área de download do fórum no seguinte link:

http://www.foxbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=129

Continua em Desenvolvendo em VFP – Parte 11

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Autor