Este post está sob frequente atualização

Mudanças na 7

 A versão 7 do Autocom3, suportará a qualquer cliente, independentemente do seu tamanho e estrutura.

Interface gráfica

Visualização e Estilo

1 – Layout: O layout do sistema está diferente, agora com a logo Autocom3 em novo design na parte superior direita da tela.

2 – Tema: O sistema agora possui o tema padrão (branco) e um tema secundária (cinza escuro), a ideia do tema secundário serve como um bom descanso de vista para quem utiliza o sistema por muito tempo, além de ser muito estiloso.

Gif do temas → https://i.imgur.com/RNBvco6.gifv

Home

Menu vertical com uma cor mais clara.

Na parte central, uma mensagem de licença de uso informando a quantidades de dias que a licença levará para expirar.

Automatização

Console update

O console update no final da instalação do software já apresenta uma nova arte com a logo da Autocom3, sinalizando de que a instalação foi concluída.

Comunicações

O aplicativo Comunicações está com um novo visual, possuindo os seguintes botões:

Comunicações – Filial:

  • Rotinas iniciais (botão novo).
  • Receber movimentação dos caixas.
  • Enviar movimentação para Central.
  • Fechar (botão novo).

Comunicações – Central:

  • Rotinas Iniciais (botão novo).
  • Receber movimento das Filiais.
  • Fechar (botão novo).

Automatizações gerais

1 – Ao cadastrar um cliente, o cadastro irá para a licença do cliente e o cadastrado estará disponível em toda rede de lojas.

2 – Os servidores de loja fazem consultas diretamente no central, sem a necessidade de envio de carga para realizar algumas tarefas, um exemplo prático é o vale de funcionário. Ao disponibilizar um vale para o funcionário o sistema do servidor de loja consulta o código da liberação diretamente no servidor central.

Módulo Cadastros

Clientes

Em cadastro de clientes, a versão 7 possui um menu vertical com:

  • Opções de busca: F2 CPF, F3 CNPJ, F4 Cód.Cli, F5 Telefone, F6 Nome, F7 Fantasia.
  • Um campo para digitar a busca e uma lupa nesse campo, sendo possível digitar o dado do cliente que deseja pesquisar e clicar na lupa para efetuar a pesquisa.
  • Ficha comercial.
  • Contatos.
  • Endereços.
  • Dependentes.
  • Compras.
  • Gráficos.
  • Listagem.

A tela de cadastro de clientes também foi estilizada para um novo layout e obteve um desenvolvimento para aprimorar a experiência do usuário com o software.

Ao clicar em incluir (para incluir um novo cadastro de cliente) os campos ficam com uma cor clara, e ao clicar nesse campo o curso se move para o início do campo, para melhorar a digitação do cliente.

A tela de gráfico substitui a tela “mapa” da versão 6 e ganhou 3 abas, sendo elas: MAPA, Relatório Estatístico e Filtros. Temos também um menu vertical do lado direito com opções: Mapa, por categorias, Cidades, Estados, Atividade, Novos Clientes, PF/PJ, Captação, Situação. Todas essas opções são excelentes filtros para uma gestão com mais precisão e qualidade dos clientes.

Gif da nova tela → https://i.imgur.com/2dhWQhL.gifv

Produtos

A tela de cadastro de produtos teve as abas separadas por características do cadastro do produto, na versão anterior do software todas as informações vinha em uma tela apenas, na versão 7 temos as abas de preço, características, tributações e outras abas, o ambiente organizado desta forma evita confusões ou falta de compreensão do cadastro.

Produtos inativos

A tela de produtos inativos está com uma visão limpa, é apenas uma grade com todos os produtos inativos. Caso deseje reativar um produto, basta selecioná-lo e clicar no botão reativar. O botão direito do mouse sobre uma coluna também serve para realizar filtros de pesquisa.

Telas avulsas e novas funções

Tela de pesquisa de produtos

Agora a tela de pesquisa de produtos possui um layout moderno e com filtros de grandes utilidades para pesquisar os produtos.

Gif da tela → https://i.imgur.com/SJAGrMQ.gifv

Tela de confirmação de pagamento

Após finalizar uma nota, orçamento, pedido de compra, entre outros, surgirá uma tela para confirmação do pagamento. Esta tela é bastante útil para clientes que não querem utilizar um PDV por exemplo e resolvem fazer todas as vendas pelo próprio ERP.

Gif da tela → https://i.imgur.com/xMXl5WE.gifv

Painel de pendências

O painel de pendências exibe notas que ainda não foram autorizadas/faturadas, ou seja, notas em situação pendente.

Módulo Vendas

Emissão de NF-e

A tela de Emissão de NF-e ganhou um novo design e novas funções:

1 – Pré nota: praticidade de edição de nota fiscal chamado de Pré nota. Enquanto essa nota não for autorizada, ela é completamente editável, sem a necessidade de mexer em tabelas internas do software.

2 – Funções: Com este botão é possível Autorizar/Faturar, Cancelar, Enviar XML e associá-la a um boleto pendente.

3 – Borderô: O sistema reconhece o cliente, verifica se o mesmo possui títulos e/ou boletos em abertos e permite gerar um borderô para unificar todos os títulos em um boleto renegociando o valor. Gif → https://i.imgur.com/da2wAEO.gifv

4 – Gráficos: Exibem um relatório da situação, fase, origem e temperatura das notas.

5 – Espelho: Gerar uma folha de relatório da nota, um espelho da mesma.

Pré-venda

A pré-venda do Autocom3 foi reconstruída, a tela possui um novo gráfico, possui integrações para trabalhar com todos os segmentos do sistema e gerir as informações pertinentes a estes segmentos.

Novas funções:

  1. Informar/Cadastrar veículos na pré-venda.
  2. 9 tipos de finalização, sendo as principais Orçamento, Pré-venda, OS e Cozinha. As finalizações podem ser personalizadas, ou seja, você pode permitir que tenha todas as finalizações ou removê-las deixando somente as finalizações necessárias. A personalização é feita através de parâmetros.

Gif da tela e algumas funções → https://i.imgur.com/wTSnUcC.gifv

Módulo financeiro

Plano de contas financeiro

Um novo módulo financeiro com todos os planos de contas cadastrados e prontos para utilizar. A versão já traz o cadastro pronto de receitas e despesas, mas é completamente aberto a novos cadastros.

Gif da tela → https://i.imgur.com/5KNRRpv.gifv

Contas de movimentação

Você cadastra suas contas e administra os valores pela conta de movimentação do Autocom3. A tela é completamente interativa, facilitando a movimentação de valores, análise, pagamento e recebimento de contas e conciliação bancária aonde você importa o arquivo OFX bancário e realiza a conciliação.

Formas de pagamento

POS e Rede de Cartões

Para clientes que utilizam POS e controlam afinco suas taxas, agora é possível cadastrar todas as redes utilizadas, suas respectivas taxas, informar se as taxas são cobradas pela administradora do cartão ou pelo estabelecimento. Na finalização de uma venda você informará POS e selecionará a rede que está utilizando.

Cheque pré e pós

Não existe mais um checkbox para determinar se o cheque é pré ou pós, a informação será determinada a partir do momento que você informar na configuração do cheque se ele terá parcelamento ou não.

Múltiplas

A forma de pagamento múltiplas permite que o cliente escolha uma ou todas as formas de pagamento configuradas para realizar o pagamento na tela de vendas.

Exemplo: Você vai gerar uma NF-e de venda de um smartphone que foi/será pago utilizando cartão de crédito, débito e dinheiro em uma só compra. Basta escolher “múltiplas” e informar o valor de cada pagamento em sua modalidade.

NSU

Ao utilizar um POS, você pode informar no sistema o NSU gerado na autorização da venda na máquina de cartão de crédito. A informação pode ser utilizada para controle financeiro interno.

Você pode tornar a digitação do NSU obrigatória ou não, marcando o checkbox no cadastro de forma de pagamento.

Veja um gif da tela de pagamento no ERP → https://i.imgur.com/xMXl5WE.gifv

PDV

Redução Z

É possível utilizar o caixa após a emissão da redução Z, sem a necessidade de mexer na tabela reduzacaoz.dbf. O PDV vem com a opção de reverter o processo e reabrir o caixa, sem prejudicar o financeiro.

Novo TX e envio de XML’s

A transmissão de arquivos irá parar de fazer cópia dos arquivos para o servidor, e agora será tratado por banco de dados em SQL. A versão 7 possui um banco em SQL chamado Autocom3_filial_log e nesse banco contém uma tabela chamada repositório_de_xml. A tabela de repositório possui chavenfe, arquivo, caixa, data e status.

Todos os XML’s emitidos estarão nessa tabela.

Quando nessa tabela tivermos o número 00 na coluna que pertence ao número do caixa, significa que a nota foi emitida pelo sistema de gestão e nesse caso é uma NF-e.

Ao ser instalado em um computador que já emite nota, o sistema vai buscar a pasta do Uninfe e transmitir para o banco de dados todas as notas que já foram emitidas anteriormente.

As notas que contém a palavra PROCNFE.XML, da pasta do Uninfe, que forem transmitidas pelo sistema serão transmitidas e ficarão com a extensão.

O TX possui um botão chamado “Sincronizar”. Este botão é que faz toda movimentação de envio para o banco de dados, porém, não há necessidade de utilizar esse botão, ele executa automaticamente, mas caso queira forçar esse envio o botão faz o serviço.

Novos segmentos e tratamentos

Autopeças/Autocenter

O segmento de autopeças/Autocenter agora possui diversas novas telas e tratamentos, sendo os principais:

Novas parametrizações: As novas parametrizações permitem controlar pré vendas para obrigar o vendedor a informar ou não a placa do veículo do cliente, parâmetro para customizar o cadastro do veículo, para inserir itens adicionais do veículo, bloquear o exibir a opção de veículo.

Construtora

O sistema foi remodelado para atender o segmento de construção, são diversas funções para gerir construções, prestadores de serviços, o fisco, contratos e orçamentos, veja abaixo:

  1. Fica técnica com cálculo de área: A função permite a venda de um produto/serviço aonde o sistema realiza o cálculo de todos os materiais que serão gastos, baseado em cálculo de área por metragem, metro quadrado, unidade ou fórmula matemática.
  2. Orçamento de Obras: Esta tela faz a parte orçamentária de um serviço, estipulando o preço e custo do mesmo se baseando na ficha técnica. A partir de um orçamento é possível criar um pedido de venda e definir se o faturamento será total ou parcial.
  3. Pedido de venda: O pedido de venda pode ser gerado individualmente ou pode vir de um orçamento.
  4. Expedição: Para realizar o controle da expedição dos materiais que serão utilizados em uma obra.
  5. Gerenciamento de Obras: Você pode criar e gerenciar obras determinando as localidades, clientes, duração do serviço, material que está faltando ou sobrando, anexar imagens, criar cronologia do serviço, entre outras funções.

 

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