Segue a explicação  para corrigir um problema onde o site do SEFAZ não abre certos serviços, porque diz que o certificado digital do cliente não está instalado, sendo que está instalado e em funcionamento.

Abaixo a tela do erro;

  1. Abra o “Internet Explorer“;
  2. Vá em “Opções da Internet” -> “Conteúdo” -> “Certificados“;

3. Exporte o certificado que foi instalado: Clique em “Exportar” para abrir a tela de assistente de exportação;

4. Clique em “Avançar” na tela de exportação;

5.  Use a X.509 binário codificado por DER.

6. Defina um nome para o arquivo que será exportado;

7. Avance e conclua a instalação.

Agora será necessário importar esse certificado para “Outras pessoas” então, com o certificado já exportado siga os passos 1 e 2 para chegar até o gerenciador de certificados.

7.1 – Clique em “Importar” para abrir o assistente de importação -> clique em “Avançar“;

7.2 – Clique em “Procurar” e escolha o certificado no local que você o exportou e clique em “Avançar“;

8. Marque a opção para o diretório ser selecionado automaticamente para que ele vá para o setor de outras pessoas e pressione “Concluir” para finalizar a importação;

9. Agora podemos ver o certificado na aba “Outras pessoas”;

É necessário que o certificado esteja no diretório “Pessoal” e também em “Outras Pessoas” para que funcione.

10. Reinicie o navegador e tente consultar o CSC ou fazer alguma operação no site da receita que seja necessário utilizar o certificado digital do cliente.

 

 

 

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