Vinculando os dados e inserindo os campos

Em nosso aplicativo, vamos utilizar o ambiente de dados (data environment) para controlar a manipulação dos dados em nossos formulários. Para tal, precisamos adicionar ao ambiente de dados a tabela que iremos utilizar:

  1. Clique sobre a área do formulário com o botão direito do mouse e escolha “Data Envivonment“;
  2. No diálogo Add Table ou View, escolha a tabela de usuários e depois clique sobre o botão “Add“, conforme figura 31, depois clique em “Close“. 
  3. Agora aparece o ambiente de dados, conforme figura 32;
  4. Agora selecione os campos da tabela usuários. Você pode segurar a tecla SHIFT enquanto sobre os campos. Uma vez selecionados, clique com o botão direito do mouse e arraste-os para a área de design do formulário,conforme mostra a fig. 33.
  5. Assim que você soltar o botão do mouse aparecerá um menu com três opções, conforme a figura 33. Escolha “Create Multiple Controls Here”. Os controles serão criados, conforme mostra a próxima figura:

Agora que os controles estão inseridos no formulário, podemos começar a programar nosso formulário. Antes porém, gostaria de chamar sua atenção para as propriedades que foram definidas para cada controle TextBox. Para tal, feche a janela “Data Environment” e em seguida clique numa área do formulário onde não contém nada para desfazer a seleção dos objetos.

Verificando as propriedades de um controle

  1. Clique sobre o controle que deseja verificar as propriedades. No nosso caso, clique sobre o controle do tipo TextBox para entrada do ID do usuário. O nome do controle é txtId_usuario e ganhou esse nome automaticamente ao arrastarmos o controle para o formulário. Por padrão o Visual FoxPro adiciona um prefixo de três letras a cada controle que você arrastar, identificando o tipo de campo. Essa é uma prática que é bom seguirmos para termos padronização e também para sabermos identificar facilmente o tipo de controle que está sendo utilizado.
  2. Se a janela de propriedades estiver aberta, apenas clique nela e vá para a ada “Data“. Caso contrário, clique com o botão direito sobre o objeto “txtId_usuario” e escolha “Properties“. Vá então para a aba Data conforme dito anteriormente.
  3. Note que a propriedade ControlSource foi preenchida com o  valor usuários.id_usuario. Isto significa que a fonte de dados para este control será o campo id_usuario da tabela usuários.
  4. Aproveite e verifique os demais controles.

Continua em Desenvolvendo em VFP – Parte 8

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Autor