Criando um formulário baseado na classe modelo

Se você é como eu, provavelmente não conseguiu esperar até este ponto do texto e provavelmente  já  tenha  criado  os  formulários  de  clientes  e  fornecedores.  Muito  bem. Parabéns! Esse tipo de iniciativa é uma ótima qualidade de um desenvolvedor. Não se deve ficar esperando pelos outros, deve-se correr atrás.

Embora aprecie sua iniciativa, pode ser que o caminho escolhido não seja o mais produtivo tanto em tempo de desenvolvimento como em futuras manutenções ao sistema.

Vamos agora criar os formulários do nosso sistema baseados na classe FormularioPadrao que definimos como Class Template.

Procedamos conforme os próximos passos para a criação do formulário de clientes:

  1. Clique na aba Documents do gerenciador de projetos.
  2. Clique em Forms e depois no botão New

Figura 53 – Diálogo New Form

  1. No diálogo New Form, clique no botão New Form.
  2. Agora a Form Designer aparecerá como mostra a figura 54.

Figura 54 – Novo formulário baseado na classe FormularioPadrao

5.   Observe que o formulário FormDoc1 (assim chamado porque ainda não foi salvo) possui exatamente as mesmas características da classe FormularioPadrao. Quando criamos um objeto baseado nas especificações de uma classe, dizemos que estamos criando a instância da classe no objeto. Portanto, o formulário FormDoc1 é uma instância da classe FormularioPadrao.

Agora  que  temos  nosso  formulário  disponível  para  ser  alterado,  faremos  as  seguintes modificações para que o mesmo se transforme em nosso formulário de clientes:

a) Adicionar a  tabela  de  clientes  ao  Data  Environment  (ambiente  de  dados)  do formulário;

b) Posicionar os campos e Labels (texto descritivo dos campos) no formulário;

c) Adicionar o código de validação no método CriticarDados();

d) Configurar a propriedade PrimeiroCampoFoco com o comando de posicionamento de foco no primeiro campo;

e) Definir o título do formulário;

f) Definir o nome (name) do formulário.

Vamos então modificar nosso formulário seguindo a ordem proposta acima.

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre do formulário e escolha Data Environment.

Figura 55 – Adicionando a tabela de clientes ao Data Environme

  1. Selecione a tabela de clientes e clique no botão Add. Clique no botão Close.
  2. Selecione  os  campos  da  tabela  de  clientes.  Clique  com o  botão  direito  sobre  os campos selecionados e arraste-os para a área do formulário. Quando aparecer o menu de contexto, escolha Create Multiple Controls Here. O Resultado deve ser o apresentado a seguir;

Figura 56 – Arrastando os campos da tabela para a área do formulário

  1. Feche a janela do Data Environment.
  2. Agora   vamos      adicionar   o   código   de   validação   dos   campos   no   método CriticarDados(). Clique sobre uma área livre do formulário e depois procure na janela de propriedades na aba Methods o método CriticarDados. Dê dois cliques sobre o mesmo e digite o código de validação. Você pode usar como base o código a seguir:

  1. É claro que você pode adicionar e remover código conforme a sua necessidade, mas não se esqueça de sempre retornar os valores Falso (.F.) ou Verdadeiro (.T.) quando a condição não obedecer as regras ou quando for o contrário disso, respectivamente.
  2. Configure a      propriedade      PrimeiroCampoFoco      com      o      valor Thisform.txtNome_cliente.SetFocus. Caso tenha mudado o nome do objeto no banco de dados, deve-se atentar para a escrita correta do nome do controle nesse ponto, senão seu formulário poderá apresentar erros em tempo de execução.
  3. Agora clique na aba Layout da janela de propriedades e mude a propriedade Caption para Cadastro de Clientes.
  4. Clique na aba Other e mude o valor da propriedade Name para clientes.
  5.  Agora clique no botão Run (!) e veja o resultado:

Figura 57 – Formulário de Cadastro de Clientes

Pronto! Seu formulário está pronto para ser usado. Difícil não é?

Agora sim, você pode criar todos os formulários de cadastro, inclusive recrie o formulário de usuários para que todos fiquem baseados na mesma classe.

Algumas definições importantes

MÉTODO – Um método é uma ação que um objeto é capaz de executar. Um objeto pode ter inúmeros métodos, mas pode também não ter nenhum. Em termos gerais um método é comparado a uma função, porém está encapsulado dentro de um objeto.   Um método é representado por um ícone .

PROPRIEDADE – É um atributo de um controle, objeto, campo de banco de dados e é usado para definir as características ou os aspectos do comportamento de um objeto. Na prática uma propriedade é como uma variável, mas sua definição é bem mais ampla que isso. Uma propriedade pode ser reconhecida pelo ícone .

EVENTO – É uma ação que ocorre no ambiente de execução e que é reconhecido por um objeto permitindo que seja programada uma reação. Eventos podem ocorrer por diversos motivos, por exemplo um clique de mouse, a entrada ou perda de foco de um TextBox ou qualquer outro controle. Existem vários eventos para cada tipo de objeto. Para identificar um evento, note o tipo de ícone que representa um evento .

CLASSE – Uma classe é um molde (modelo) que define todas as características e comportamentos de um objeto.

OBJETO

ENCAPSULAÇÃO –

Continua em Desenvolvendo em VFP – Parte 14

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Autor