Antes o valor do frete era aplicado em um produto apenas, agora é possível dividir o valor do frete entre todos os produtos ou até mesmo digitar manualmente o valor.

Requisitos

Esse procedimento é apenas para a versão 6 do Autocom3, na versão 7 haverá outros tipos de frete. O frete só compõe a base ICMS da nota em clientes com Regime Normal e quando quem paga é o Destinatário.

Procedimento

Após adicionado o cliente e os itens na nota, chegou a hora de adicionar o frete.

Clique em Impostos Despesa para adicionar o frete.

Em valor do frete, coloque o valor do frete e clique na Lupa ao lado direito.

Temos duas rotinas.

  1. Inclui valor de frete no primeiro item (Padrão do sistema). Ou seja, o valor inteiro do frete vai ser incluído em apenas o primeiro item que foi selecionado.
  2. Dividir proporcionalmente entre os itens. A rotina dividirá o valor do frete para todos os produtos como na imagem a baixo:

O sistema rateou o valor do frete para todos os produtos.

É possível clicar dentro do campo “Valor do frete” nos produtos e digitar o valor necessário para cada produto, respeitando o valor total. O valor do exemplo é 80.50. A soma dos valores que dividir entre os produtos não poderá ficar diferente de 80,50.

Clique em “Salvar“;

Quem paga o frete: DESTINATÁRIO.

Faça a conferência da nota e observe os valores para verificar se estão corretos.

Ao salvar a nota o sistema emitirá um aviso sobre a composição de frete por Item.

Faça a emissão da nota e pode conferir no XML da nota, item a item e verá uma TAG <vFrete> com o valor da frete que colocou para o determinado item.

 

Print Friendly, PDF & Email
Tagged:

Sobre o Autor