Configurar Loja virtual

Para habilitar a integração do sistema com a loja virtual você deve primeiro acessar a aba “Loja virtual (Integração) ”.

Caminho: “Iniciar -> Configurações -> Configurar Sistema -> Loja Virtual (Integração)”;

Deverá estar preenchido o campo chave de autorização, a chave gerada para o cliente que utiliza e-commerce e validar o licenciamento. O código do vendedor padrão e a forma de pagamento deverão ser cadastrados e escolhidos nos campos. O ideal será ter um vendedor cadastrado próprio para e-commerce e a forma de pagamento configurada para parcelamento.

Lembre-se, apenas uma loja será configurada para enviar e receber produtos e as demais informações do e-commerce.

O estoque de segurança deve ser escolhido como quantidade mínima para disponibilidade do produto na loja virtual e o modelo da nota também deve ser preenchido. É opcional, caso resolva trabalhar sem estoque de segurança, ao utilizar algum produto peça única por exemplo.

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Disponibilizando produto para loja virtual

Após preenchimento do cadastro do produto, você deverá abrir a aba Fotos/observações/SEO e marcar a opção “Produto ativo no E-Commerce” e preencher os campos que serão enviados para o site como informações do produto.

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Na parte administrativa do site, esses são os campos que receberão as informações preenchidas no “Foto/Observações/SEO” do sistema. Veja a correlação dos campos através das numerações;

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Exportando produto para a loja virtual

Após toda e qualquer modificação feita nos produtos, será enviado a carga como no procedimento padrão de envio de informações.

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Após exportar as informações que por padrão são enviados para os caixas, agora também enviarão para a loja virtual e isso será sinalizado com uma janela informando a exportação.

Dependendo do volume de produtos a serem enviados para o banco, a primeira importação pode levar um tempo maior do que as posteriores.

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Após a exportação pelo sistema, a loja virtual precisa receber essas informações. Para isso, utilizando o painel administrativo da loja virtual, abriremos o caminho: “Catálogo -> Produtos“.

A página com a listagem de produtos abrirá, você deverá utilizar a ferramenta “Integração Autocom3”;

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Após clicar em Integração Autocom3, abrirá uma página onde deverá ser inserido a chave de autorização gerada para o cliente, em seguida clicar em “Salvar Chave”. Para fazer a importação dos produtos já disponibilizados pelo sistema, você deverá utilizar as ferramentas de importação, “Importar todos os produtos” que irá buscar todos os produtos ativados para loja virtual e “Importar últimos 5 dias” que irá buscar produtos alterados ou adicionados apenas de 5 dias atrás.

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Será puxado pelo site apenas produtos marcados como ativo no e-commerce. Então, caso um produto já ativo para loja virtual um dia for desativado, para não ficar o produto no site, o mesmo deverá ser excluído manualmente no painel do site.

Para excluir o produto basta entrar novamente em “Catalogo -> Produtos” e visualizando a listagem de produtos, você poderá marcar o produto no box antes do nome, depois basta clicar na lixeirinha no canto superior direto para excluir.

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Após escolher a opção de Importar Produtos, todos serão listados logo abaixo na janela e já estarão disponíveis na loja virtual.

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Os campos principais do cadastro de produtos no sistema Autocom3, como nome do produto, preço de venda e estoque do produto, não poderão ser editados pelo site e se forem, os mesmos serão subscritos toda vez que utilizarem a ferramenta de importação de produtos da loja virtual.  Para fazer tais alterações deverá ser utilizado o próprio sistema.

Adicionando fotos ao produto

Para modificar ou adicionar fotos nos produtos da loja virtual, você deverá editar o produto e seguir até a aba “Imagens”;

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Após clicar em “Adicionar nova imagem”, abrirá uma página para upload dos arquivos.

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Após o upload da imagem, basta clicar na mesma que irá sair da página de upload automaticamente e retornará a página anterior. Basta agora clicar em “Salvar” e a imagem aparecerá na página de vendas da loja virtual.

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O produto aparecerá na página dessa forma:

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Recebendo pedido no sistema

Após o cliente finalizar a compra pelo site, é gerado um pedido que será recebido pelo sistema para ser faturado e gerado a nota fiscal.

Para visualizar todos os pedidos basta entrar em “ Vendas -> Pedidos” e clicar em “Integração Autocom3″;

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Será aberto a página de integração, basta clicar em “Faturar Pedidos para o Sistema”, que o pedido será enviado para o sistema.

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No sistema Autocom3

Agora abra o sistema, vá em “Operações -> Loja virtual” aparecerão todos os pedidos recebidos da loja virtual.

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Para conferir ou corrigir quaisquer informações cadastrais do cliente, clique em “PRÉ-CADASTRO do cliente e valor de FRETE“, situado na janela de pedidos no canto inferior direito.

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Janela de pré-cadastro

Você poderá verificar os dados cadastrais do cliente antes de faturar o pedido. No campo Frete, se tiver marcado SIM, o frete será adicionado no valor total da nota fiscal, se estiver marcado NÃO, o valor total da nota será apenas dos produtos.

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Após conferir os dados cadastrais do cliente basta clicar em “Faturar”;

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Confirmar o modelo da nota e clicar em “Gerar Pedido e NF“;

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Para cancelar o pedido basta clicar no botão ao lado “Cancelar Pedidoantes de faturar e confirmar em seguida.

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Auditoria

No campo “Auditoria” você poderá selecionar o tipo de relatório para determinadas situações do produto.

  • Estoque da loja Física e Estoque da Loja Virtual.

Esse relatório faz uma comparação de qual a situação do estoque da loja física comparando com a loja virtual, com isso você poderá fazer uma nova importação para o site que irá ajustar o estoque, respeitando sempre o estoque de segurança configurado anteriormente.

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  • Risco de vendas sem estoque.

Esse relatório irá apontar quais produtos que estão em risco de vendas, pois estão com estoque abaixo do limite de segurança configurado para loja virtual e o produto ainda está disponibilizado no site. Isso pode acontecer se a loja física vender o produto e não enviar essa informação para a loja virtual. Basta enviar uma carga que o produto no site irá aparecer como esgotado.

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  • Últimas atualizações de produtos

Esse relatório mostra os 50 últimos produtos que tiveram modificações, por exemplo, estoque.

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Faturando o pedido para emissão da nota fiscal

Após faturar o pedido a nota será listada em “Emitir Nota Fiscal”.

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A partir daí, você já conseguirá gerar e autorizar a nota fiscal dos produtos vendidos pela loja virtual.

Estoque no central

Caso o cliente seja uma rede de lojas, é possível configurar o estoque da loja virtual para buscar a soma do estoque de todas as filias no central. O estoque de todas as filiais somados, será subtraído pelo já existente estoque de segurança, assim obtendo o estoque correto para a loja virtual.

Veja como configurar:

Vá em “Configurar Sistema -> Diversos -> Loja virtual (integração)“;

Na opção “Qual estoque usar? ” Você deverá marcar como “CENTRAL”. Veja na imagem abaixo:

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Nas filiais, também deverá estar validado a chave de autorização de integração do e-commerce e “Qual estoque usar? ” Também deverá estar marcado como “CENTRAL”. Assim, os estoques das filiais serão somados no central e gerando o estoque total que será utilizado para a loja virtual, sempre lembrando que é subtraído o estoque de segurança configurado. No exemplo da imagem acima o estoque de segurança é 10.

Vendedor pelo Loja virtual (Afiliados)

Para cadastrar um afiliado no loja virtual, primeiro acesso, o painel administrativo do site e vá até o menu “Marketing” em seguida clique em “Afiliados”;

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Nessa tela você poderá visualizar todos os afiliados já cadastrados e cadastrar um novo.

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Após clicar em “Novo” para incluir um novo afiliado, preencha os campos obrigatórios como na imagem abaixo na aba “Geral“;

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O Código de afiliação no formulário será o URL personalizado do afiliado.

Exemplo: www.enderecolojavirtual/afiliado005

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Depois de preencher as informações na aba geral, clique na aba “Detalhes do pagamento”.

Nessa página será determinado o valor da comissão do afiliado, será informado seu CPF, forma de recebimento do comissionamento e o nome do Beneficiário.

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Depois de preencher corretamente as informações, basta clicar em “Salvar” no topo da página.

Após salvar, o novo afiliado aparecerá na lista de afiliados, mas ainda não terminou, o administrador do site deve aprovar esse afiliado para que ele possa ganhar a comissão pelas vendas geradas por seu link personalizado.

Para aprovar basta clicar no ícone   que está logo à frente da data de cadastro.

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Uma mensagem de confirmação no topo da página confirmará a aprovação do afiliado.

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Afiliado integrado ao Autocom3

Após a utilização do link de divulgação pelo afiliado, todas as vendas feitas por quem navegou por esse link será calculado com a comissão pré-determinada no painel e-commerce.

Essa informação será enviada para o sistema junto com o pedido feito por quem navegou e comprou pelo site. O procedimento de processar pedidos, já visto anteriormente, será feito normalmente, só que dessa vez será enviado também a informação do afiliado.

Após faturar o pedido no site, iremos abrir o “Loja virtual” no Autocom3.

Tela de faturar pedidos na loja virtual

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Tela do sistema

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Após clicar em “Loja Virtual“, irá seguir o procedimento já mostrado anteriormente de como faturar o pedido no sistema. Selecionando o pedido e clicando em “PRÉ-CADASTRO do cliente e valor de FRETE“.

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Veja o detalhe. Agora na tela de confirmação dos dados do cliente que fez a compra utilizando o link de divulgação do afiliado e valor de frete, terá um campo novo chamado “Vendedor Externo” e será preenchido com ID e nome do afiliado gerado no painel do e-commerce.

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Lembre-se que, para que o faturamento de uma venda feita pelo link desse afiliado ocorra normalmente, primeiro você deve ter já cadastrado no sistema o afiliado como vendedor externo, veja na imagem abaixo.

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Com o número da loja que esse afiliado será vinculado, o nome do afiliado, a matrícula e o percentual geral das comissões.

Caso não esteja pré-cadastrado o afiliado no sistema, a seguinte mensagem irá surgir impendido a finalização do faturamento.

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Mas caso o cadastro do afiliado (Vendedor externo) já esteja cadastrado no sistema o faturamento seguirá normalmente gerando as comissões e emitindo a nota fiscal.

Veja o procedimento em vídeo no link: http://www.autocom3.online/arquivos/—docs/Vendedor%20Externo%20e-commerce.mp4

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