Cadastro de Categoria

No Autocom3, o cadastro de categorias é uma forma de administrar cadastros por grupo, por exemplo, você cadastra um fornecedor e este fornecedor também é um parceiro de negócios. Vamos criar a categoria Parceiros e apontar este fornecedor para dentro da categoria parceiros, e assim destacaremos ele como um parceiro, e não mais um fornecedor comum.

O cadastro de categorias, engloba as categorias de clientes e fornecedores.

Requisitos

  • Versão 7 do software Autocom3, mas também funciona na versão 6.
  • Em redes de lojas, a operação é feita no servidor central.
  • Se for feito no servidor central, envie uma carga para as filiais receberem os registros criados.
  • Em loja única a operação é feita no servidor loja única.

Conhecer os botões

1 Incluir um novo registro
2 Alterar um registro
3 Remover um registro
4 Imprimir
5 Ir para o primeiro registro
6 Ir para o registro anterior
7 Ir para o próximo registro
8 Ir para o último registro
9 Salvar o registro
10 Cancelar

Procedimentos

Cadastrando uma nova Categoria

Abra o Autocom3 e clique em “Tabelas” → “Diversas” → “Cadastro de Categorias“;

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Defina um código, a descrição da categoria e qual integração financeira estará presente nesta categoria.

No exemplo deste post, utilizarei “Compras de Mercadorias para Revenda”, pois vou declarar que o Fornecedor (quem me vende uma mercadoria) é também meu parceiro de negócio.

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Visualizando todas as categorias

Clique em “Listagem“.

Nessa tela é possível ver todas as categorias cadastradas.

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Alterando uma categoria

Em “Listagem“, escolha a categoria que deseja alterar, dê um clique sobre ela para marcála e clique no botão de “Alterar Registro“.

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O Autocom3 levará você para a ficha do registro, então, faça suas devidas alterações e salve o registro.

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Imprimindo a lista de categorias

Basta clicar no botão “Imprimir”   → 

O Autocom3 disponibiliza diversos tipos de impressão e visualização do registro, escolha a opção que deseja.

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Clicando em “Imprimir” ou “Visualizar“, da impressora DeskJet/Laser, abrirá a tela abaixo.

Nesta tela é possível imprimir, salvar em arquivo, etc.

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O Autocom3 dispõe de um componente de impressão com diversos recursos como: Salvar o relatório em outros formatos de arquivo, PDF com senha, escolher a impressora que deseja imprimir, etc.

Saiba mais em  >> Configurações e visualização de impressão V7

Utilização do Recurso

Utilizando a categoria no cadastro de um fornecedor

Na tela inicial, clique em “Cadastros“;

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Na tela seguinte, clique em “Fornecedores“;

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  1. Caso vá apenas alterar a categoria do fornecedor, procure por ele digitando o CNPJ ou clicando em “Listagem” e procurando-o pela lista de fornecedores cadastrados.                                              

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  2. Caso vá cadastrar um novo Fornecedor, clique em “Incluir um novo registro” e preencha a ficha de cadastro corretamente.

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Ao preencher todos os dados obrigatórios da ficha, no final do cadastro é possível ver a parte de categoria, então escolha a categoria que foi criada e que corresponde a sua administração de registro.

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Filtrando por categoria

Na tela de “Cadastro de Fornecedores” é possível utilizar um filtro para que você pesquise apenas os fornecedores por uma determinada categoria, por exemplo.

Em “Filtros“, marque a caixa “Categoria”, selecione a categoria deseja e clique em “Filtrar”;

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Após clicar em “Filtrar“, clique em “Listagem” para ver a lista de fornecedores que também são parceiros;

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Tendo os registros mais organizados em mãos, é possível trabalhar com mais praticidade.

Observação: O cadastro de categoria também é válido para gerenciamento de pedidos eletrônicos (Categoria 70), não necessitando cadastrá-la e também pode ser utilizada no cadastro de clientes.

Com relação ao Gerenciamento de Pedidos Eletrônicos (Categoria 70), é uma forma de gerenciar os pedidos de compra que são feitos aos fornecedores que estão inclusos nesta categoria, ou seja, precisa estar na categoria 70 os fornecedores cujo os pedidos eletrônicos precisam ser gerenciados.

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