Cadastro de departamentos

O cadastro de departamentos é feito para classificar os produtos por departamento, como por exemplo em uma farmácia ter o departamento de Medicamentos e Perfumaria. Com isso fica mais fácil visualizar e filtrar informações de relatórios do sistema.

O departamento é importante pois ele define o funcionamento de produtos que serão exportados para balanças e também a impressão de comandas de produtos.

Requisitos

  • Versão 7 do autocom3, mas também funciona na versão 6.
  • Em rede de lojas, o procedimento é feito no servidor central.
  • Em loja única, o procedimento é feito no servidor loja.

Conhecendo os botões

1 Incluir um novo registro
2 Alterar um registro
3 Remover um registro
4 Imprimir
5 Ir para o primeiro registro
6 Ir para o registro anterior
7 Ir para o próximo registro
8 Ir para o último registro
9 Salvar o registro
10 Cancelar

Procedimentos

Cadastrando um novo departamento

Clique em “Tabelas” → “Produtos” → “Cadastro De Departamentos“.

Clique na imagem para ampliar

Clique em “Incluir” para adicionar um novo departamento.

  • O código é automático, mas você pode definir o código que desejar, sendo ele numérico;
  • Em Descrição defina o nome do departamento.

Integração do departamento com Balanças/Comandas/TA

Se os produtos desse setor forem pesáveis, então marque a opção “Exportar os produtos deste departamento para as balanças”. Isso fará que todas as balanças receberá os produtos que você colocar neste departamento.

Caso possua comanda e quiser imprimir tudo o que for vendido por ela, na impressora destinada a essa comanda, marque a opção “Imprimir os produtos deste departamento…” basta definir se será na comanda 1, 2, 3, 4 ou todas. Além de imprimir na impressora responsável pela comanda, essa opção.

Se desejar imprimir uma cópia da comanda no PDV basta marcar a opção: “Imprimir uma cópia da comanda na impressora do PDV”.

Clique na imagem para ampliar

Alterando um registro

Clique na aba “Listagem” para visualizar todos os registros, dê um clique no registro escolhido para marca-lo e clique em “Alterar Registro“.

Clique na imagem para ampliar

O Autocom3 levará você para a ficha do registro, então faça as devidas alterações e salve o registro.

Clique na imagem para ampliar

Imprimindo um registro

Basta clicar no botão “Imprimir”   → 

O Autocom3 disponibiliza diversos tipos de impressão e visualização do registro, escolha a opção que deseja.

Clique na imagem para ampliar

Clicando em “Imprimir” ou “Visualizar“, da impressora DeskJet/Laser, abrirá a tela abaixo.

Nesta tela é possível imprimir, salvar em arquivo, etc.

Clique na imagem para ampliar

O Autocom3 dispõe de um componente de impressão com diversos recursos como: Salvar o relatório em outros formatos de arquivo, PDF com senha, escolher a impressora que deseja imprimir, etc.

Saiba mais em  >> Configurações e visualização de impressão V7

Utilização

Cadastrando produtos no departamento

Em Cadastro de Produtos, vá até a aba “Características“, todos os departamentos criados estarão no campo “Departamento”, selecione o departamento que deseja e prossiga com o cadastro do seu produto.

Clique na imagem para ampliar

Saiba mais

Configuração de comandas

→  https://autocom3arquivos.com.br/2018/05/16/configurando-comanda-eletronica/

 

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Autor