Cadastro de tipos de OS

Ordem de Serviço, ou OS, é a formalização do trabalho que será prestado a um cliente. Depois que ele comunica a sua necessidade à empresa, é emitida uma Ordem de Serviço para que todos os departamentos internos da organização se comuniquem a respeito desse pedido.

O ERP Autocom3 te ajudará a planejar e executar um serviço de forma simples e correta, pois o software possui um desenvolvimento e tratamento especial nessa ferramenta, para que a partir de uma OS você possa emitir suas NF’s e realizar faturamentos.

Requisitos

  • Versão 7 do software Autocom3.
  • Em redes de lojas, a operação é feita no servidor central.
  • Se for feito no servidor central, envie uma carga para as filiais receberem os registros criados.
  • Em loja única, a operação é feita no servidor loja única.

Estes botões são utilizados em muitas operações, então é importante que você saiba seus conceitos e forma correta de utilizá-los.

Conhecendo os botões

1 Incluir um novo registro
2 Alterar um registro
3 Remover um registro
4 Imprimir
5 Ir para o primeiro registro
6 Ir para o registro anterior
7 Ir para o próximo registro
8 Ir para o último registro
9 Salvar o registro
10 Cancelar

Procedimentos

Cadastrando um tipo de OS

Você pode criar diversos tipos de OS, uma para cada serviço, uma OS para cada tipo de serviço, isso tudo irá depender da sua gestão. Logo após criar o seu tipo de OS, você já poderia utiliza-lo para gerar suas ordens de serviços a partir desse tipo criado.

Clique no menu “Tabelas” → “Diversas” → “Cadastro De Tipos De OS“.

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Clique no botão de Incluir para adicionar uma nova OS.

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Informe a descrição e se haverá um padrão de retorno de ligação ao cliente.

Características:

  • Ativa: Mantém a OS ativa para uso.
  • Serviços nesta OS: Além de adicionar produtos, também será possível adicionar serviços.
  • Campos extras personalizados: Você pode criar campos extras clicando em “Criar campos”.
  • Adicionar dados de responsável: Muito utilizado quando o serviço é executado por terceiros.
  • Adicionar dados de manifesto: Dados de uma declaração trazida a público para fins específicos.
  • Dados de resíduo a saúde: Utilizado por produto ou serviço que oferecem risco a saúde por compostos químicos ativos.
  • Adicionar dados de ticket: Caso utilizado ticket para a operação da OS você poderá informar os dados.
  • Dados de locação e controle de locação: Ao alugar um equipamento para realização do serviço ou operação, poderá informar na OS.
  • Adicionar despesas: Abre um campo de informação de despesas na OS.

Após definir as características, clique em “Salvar“.

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Caso seja uma rede de lojas, envie carga para as filiais, para que elas recebam as configurações.

Criar campos

É possível adicionar campos especiais na OS, e você mesmo pode criar esses campos para preenchimento.

Clique em “Criar Campos“.

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Digite a ordem do campo, a descrição dele, escolha o objeto e o tipo de entrada de dados. Defina um nome para o campo.

Em opcional: Máscara, tipo de fonte de linha e fonte de linha. Máscara é um texto exemplo do que deverá ser preenchido.

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Basta acessar a aba OS e verá os campos que você adicionou.

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Criar etapas

Etapas são fases em que determinará o que foi ou o que está sendo feito. Na OS você poderá determinar percentual, data de início, data final e status da etapa em que está o serviço.

Clique em “Criar Etapas“.

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Clique em “Incluir” e faça para inclusão de uma etapa.

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Digite a descrição da etapa e clique em “Salvar“.

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Na OS você poderá ver todas as suas etapas cadastradas e utiliza-las conforme a necessidade.

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Ao concluir, envie carga para as filiais se for rede de lojas e utilize as OS que você cadastrou.

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