Orçamento de obra

No menu vertical, clique em “Vendas“.

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Clique em “Orçamento de Obras“.

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No menu vertical de orçamento, clique em “Novo“.

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Clique em “Incluir” para incluir um novo orçamento.

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Pesquise pelo o cliente e clique em “Confirmar“.

Dica: Utilizando asterisco * e pressionando Enter, o sistema trará todos os clientes cadastrados.

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  1. Defina o tipo de local que será a obra (manutenção).
  2. Nível de dificuldade.
  3. Se será uma reforma ou uma nova construção.
  4. Previsão para conclusão do serviço.
  5. Tipo de preço que será cobrado nos materiais (custo ou venda).
  6. Clique em “Itens“, para adicionar os serviços que serão orçados.
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Clique em “+Prod” com ficha, para adicionar um produto e/ou serviço com ficha técnica.

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Utilize a tela de pesquisa de produtos do Autocom3, selecione o produto/serviço desejado e clique em “Confirmar”.

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O sistema possui uma organização em cores para facilitar a visualização, sendo azul “Alimentação”, verde “serviço”, amarelo “mão de obra”. Essas características são editáveis no cadastro de produtos e para este post foram editadas desta forma, mas você pode colocar as cores que desejar.

Editar item

Dê um duplo clique no produto/serviço.

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Inserir o MT2 da obra

  1. Digite a quantidade de metros quadrados da obra.
  2. Digite o valor que será cobrado por metro.
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Adicionar material

Para adicionar um material, clique no símbolo de positivo “+“.

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Selecione o item e clique em “Confirmar”.

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Digite a quantidade em metro quadrado que este material utilizará e pressione “OK”.

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Defina se você utilizará o preço de venda ou preço de custo.

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Faça o procedimento para todos os itens que desejar adicionar.

Alterar quantidade dos materiais

Embora o sistema faça o cálculo automaticamente para o uso de cada material em determinado serviço, você possui o total controle de modificar a quantidade de qualquer um deles.

Exemplo: Você já está prestando serviço em uma obra e o prego está sobrando, então não existe a necessidade de mandar o total de pregos calculado pelo o sistema para a obra.

Com a ferramenta de “QT” você altera a quantidade do prego, colocando a quantia que há necessidade.

Selecione o material na lista e clique em “QT”.

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Digite a quantidade e pressione “OK”.

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Alterar custo do material

Se houver necessidade de alterar o custo do material, selecione o material na lista e clique em “Unit”.

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Digite o valor e pressione “OK“.

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Resumo dos materiais que já foram confirmados

Esta ferramenta foi desenvolvida para exibir todos os materiais que já foram confirmadas para aquele orçamento e que será utilizado na obra, assim que você tiver salvo todos os serviços que serão prestados baseados no orçamento, clique no botão representado por “Reticências”.

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O sistema trará uma lista com o resumo de materiais que serão utilizados, suas quantidades e etc.

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Materiais que estiverem como variável

Tudo que estiver com o tipo de cálculo “Variável” na ficha técnica virá com o campo “QT” habilitado para que você adicione diretamente o valor.

Excluir produtos

Também há possibilidade de excluir materiais, caso desejar.

Selecione o material na lista e clique no “X” vermelho para excluir.

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Surgirá uma tela de confirmação, então clique em “SIM” para excluir.

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Finalizando a adição de item

Após concluir os passos acima, clique em “Confirmar”.

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Caso deseje inserir uma informação adicional neste item, digite a informação.

Visualizar todos os serviços orçados

Clique no botão “Materiais”.

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Abrirá a grade de materiais necessários. Caso deseje editar a quantidade de algum deles, basta selecionar o material e clicar no botão “Editar QT”.

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Valores e impostos

Selecione o serviço orçado e clique no botão “%$”.

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Digite os valores necessários e clique em “Aplicar valor de MT²”.

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Finalizando o orçamento

Feche a tela de itens para voltar a tela principal.

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Informe a condição de pagamento e o vender. Clique em “Salvar“.

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O sistema trará o resumo da condição de pagamento para você dar entrada no valor recebido e visualizar o troco, após isso clique em “Confirmar“.

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Efetue a forma de pagamento e clique em “Confirmar”.

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Imprimir orçamento

Selecione o orçamento na listagem e clique em “Imprimir” no menu vertical.

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Clique no botão “Imprimir”.

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Nesta tela você terá a impressão do orçamento, é possível você utilizar o componente de impressão do Autocom3.

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Imprimir pedido de materiais

Caso queira imprimir um pedido de materiais, selecione o orçamento na lista e clique em “Imp Pedido de Materiais”.

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Clique no botão “Imprimir“.

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Após clicar em imprimir, abrirá a lista de materiais como mostra a imagem abaixo.

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Imprimir Contratos

Caso não tenha contratos cadastrados e queira cadastrar, aprenda aqui → http://autocom3arquivos.com.br/2018/10/30/cadastro-de-contratos/

Selecione o orçamento que deseja, e clique em “Imp. Contrato“.

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Selecione o contrato e clique em “Imprimir”.

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O sistema abrirá o contrato com todas as cláusulas. Basta imprimir.

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O Autocom3 dispõe de um componente de impressão com diversos recursos como: Salvar o relatório em outros formatos de arquivo, PDF com senha, escolher a impressora que deseja imprimir, etc.

Saiba mais em → Configurações e visualização de impressão V7

Gerar Pedido

É possível gerar o pedido de venda após criar o orçamento, selecione o orçamento e clique em “Gerar Pedido”.

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Monte o pedido de venda e clique em “Gerar Pedido“.

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1.A condição de pagamento: Pode ser alterada, caso o cliente queira pagar de outra forma.

2.Tipo de faturamento:

TOTAL: O serviço é composto por refeição dos prestadores de serviço, mão de obra dos prestadores e valor total do serviço (obra).

SUB-PEDIDOS: Essa opção de faturamento é utilizado quando o serviço é muito grande ou faz parte de uma obra muito grande e precisará ser pago em parcelas, então sua composição é faturada separadamente, por exemplo: O serviço será pago por partes, os prestadores de serviços farão mais de uma refeição e a mão de obra será paga em parcelas. Você sempre estará faturando sub-pedidos até que conclua 100% do custo.

Para o exemplo deste post, será escolhido o TOTAL como tipo de faturamento.

3. Anexar Pedido à uma obra: Você pode anexar esse serviço a uma obra já existente, basta ter a obra cadastrada no sistema e selecionar a mesma nesta tela ou você também pode optar em apenas vender o serviço sem anexar em nenhuma obra.

Veja como cadastrar uma obra aqui → http://autocom3arquivos.com.br/2018/10/30/cadastro-de-obras/

Neste exemplo do post, anexarei a uma obra que eu cadastrei anteriormente, para seguir com o exemplo.

Após confirmar os dados, clique no botão “Gerar Pedido”.

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Confirme a operação, clicando em “SIM“.

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E aparecerá a tela abaixo para você confirmar a forma de pagamento, clique em “Confirmar“.

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Quando você confirmar a condição de pagamento, o sistema irá gerar 3 pedidos de venda:

  1. Serviço.
  2. Alimentação e Mão de obra.
  3. Materiais.
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Faturando um pedido de venda

Ao fazer todo o processo mostrado acima, você será redirecionado para a parte de pedido de venda, mas caso você se perca, o pedido de venda fica no seguinte caminho:

Na página inicial, clique em “Vendas“.

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Abra o “Pedido de Vendas“.

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Você verá todos os pedidos de venda nesta tela, caso tenha muitos pedidos de venda, basta clicar em “Avançado” e realizar um filtro de busca necessário.

Selecione pedido que deseja faturar.

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  1. Gerar Faturamento – Quando geramos o pedido como Tipo de faturamento total, estamos dizendo que: O cliente pagou totalmente pela obra e receberá todos os materiais de uma só vez.
  2. Gerar Sub-Pedidos – Ao marcar a opção “Habilitar Geração de Sub-Pedidos”, significa que iremos gerar o faturamento parcial dos itens. Por exemplo: Pagar apenas uma parte da obra, pagar e enviar apenas alguns materiais, pagar total ou parcial da alimentação e mão de obra.

O diferencial estará na tela de faturamento, aonde você irá faturar totalmente ou parcialmente o serviço, e também terá um diferencial na tela de expedição de materiais, aonde você enviará para a obra a quantidade que achar necessária de materiais.

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