Pedido de venda

É um documento criado a partir de um pedido de compra.  É criado na organização de venda para identificar quais itens serão entregues, o preço, quantidades e data de entrega.

Requisitos

  • Versão 7 do software Autocom3, o recurso também está disponível na versão 6.

Conhecendo os botões

1 Incluir um novo registro
2 Alterar um registro
3 Remover um registro
4 Imprimir
5 Ir para o primeiro registro
6 Ir para o registro anterior
7 Ir para o próximo registro
8 Ir para o último registro
9 Salvar o registro
10 Cancelar

Procedimentos

Fazendo um pedido de venda

Clique em “Vendas“.

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Pedido de vendas“.

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Clique em “Novo“.

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Clique em “Incluir”.

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Adicionar o cliente

Agora é hora de incluir o cliente. Clique na lupa para pesquisar pelo o cliente.

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Pesquise pelo o cliente, selecione-o e clique em “Confirmar“.

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Obs: Caso o cliente não tenha sido cadastrado ainda, clique no link “Incluir cliente” e faça o cadastro do cliente.

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Adicionar os itens

Após incluir o cliente, clique em “Itens” para adicionar os itens do pedido.

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Clique em “Incluir” para poder liberar a inclusão do item.

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Clique na lupa para pesquisar pelo o seu item ou digite o código dele diretamente.

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Pesquise pelo o produto, selecione-o e clique em “Confirmar”.

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  1. Informe a quantidade.
  2. Verifique o preço.
  3. Clique em “Salvar“.
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Se desejar adicionar mais itens, refaça o procedimento para o próximo item. Ao concluir a inclusão dos itens, clique no “X” do sistema para fechar e voltar a tela de pedido de venda.

Finalizando o pedido

Escolha a condição de pagamento e o vendedor principal (informações obrigatórias).

O sistema disponibiliza ferramentas financeiras complementares para:
Frete, seguro, outras e desconto comercial.

Você também possui ferramentas para funil de vendas com:

Origem, fase, status, temperatura e conclusão.

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Você também pode adicionar observações.

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Após preencher estas informações, clique em “Salvar”.

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Condição de pagamento

Confirme as condições de pagamento e clique em “Confirmar”.

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Alterar pedido de venda

Você pode alterar qualquer pedido de venda que ainda não tenha sido faturado, basta localizar o pedido por filtros ou opções de data, selecione o pedido e clique em “Alterar”.

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Clique no botão de “Alterar”.

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O sistema habilitará todos os campos para que você faça as devidas alterações.

Imprimir

Para imprimir o pedido basta seleciona-lo e clicar em “Imprimir”.

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Clique em “Imprimir”.

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Abrirá a tela com o pedido de vendas.

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O Autocom3 dispõe de um componente de impressão com diversos recursos como: Salvar o relatório em diversos formatos, entre eles PDF com senha, escolher impressoras e etc.

Saiba mais → https://autocom3arquivos.com.br/2018/07/03/impressao-de-relatorios-v7/

Faturando o pedido de venda

Gerar Faturamento

Para faturar, selecione o pedido de venda e clique em “Gerar Faturamento”.

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Escolha o modelo que será emitida a NF e clique em “Gerar Faturamento“.

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Clique em “Sim”.

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O sistema levará você para a tela de emissão de notas fiscais, basta autorizar a nota.

Gerar Sub-Pedidos

Sub-pedidos são pedidos de vendas, que foram gerados a partir de um orçamento e no momento que esse orçamento foi gerado como pedido de venda o tipo de faturamento escolhi foi “Habilitar geração de sub-pedidos” como mostra o exemplo abaixo.

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  1. A condição de pagamento: Pode ser alterada, caso o cliente queira pagar de outra forma.
  2. Tipo de faturamento:

TOTAL: O serviço é composto por refeição dos prestadores de serviço, mão de obra dos prestadores e valor total do serviço (obra).

SUB-PEDIDOS: Essa opção de faturamento é utilizado quando o serviço é muito grande ou faz parte de uma obra muito grande e precisará ser pago em parcelas, então sua composição é faturada separadamente, por exemplo: O serviço será pago por partes, os prestadores de serviços farão mais de uma refeição e a mão de obra será paga em parcelas. Você sempre estará faturando sub-pedidos até que conclua 100% do custo.

O pedido de venda será gerado como “SUB PEDIDO”, então clique em “Gerar Sub-Pedidos”.

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  1. Observe a quantidade do pedido.
  2. Digite a quantidade que você deseja faturar.
  3. Clique em “Gerar Sub-Pedidos“.

Clique em “Sim” para confirmar.

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Escolha o modelo da nota.

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Clique em “Sim” para autorizar o faturamento.

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O sistema fará um cálculo da quantidade que você deseja faturar, e emitirá um aviso com o código do pedido de venda, número da NF gerada e o valor total do faturamento.

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O sistema levará para a tela de NF de estabelecimento e você autorizará a NF.

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Saiba mais

Pedido de vendas das filiais – Como ver os pedidos de vendas que estão sendo feito nas filais → https://autocom3arquivos.com.br/2018/12/27/central-pedido-das-filiais/

 

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