Atendimento Presencial

O atendimento presencial consiste em ir até a empresa do cliente e realizar uma migração, configurações, treinamentos, análise de ambiente in loco e assegurar que a visitação seja comercialmente satisfatória. Neste Checklist trataremos de uma abertura de loja com o acompanhamento de um Analista Autocom3.

Requisitos

  • Verifique com antecedência o número do plugue da licença e o endereço do cliente;
  • Esteja com o certificado digital e senha, se possível;
  • Seja pontual;
  • Esteja devidamente uniformizado e identificável;
  • Em caso de treinamento, seja claro e paciente no passar de informações.

1 – Servidor

  • IPV4 Fixo;
  • IPV6 desligado (não obrigatório);
  • Compartilhe a pasta do Autocom3 na rede;
  • Firewall liberado ou com as regras de saída e entrada TCP porta 1433;
  • Liberar no Firewall a utilização do UniNFE e UniDanfe;
  • Liberar no antivírus o site da Autocom3, links de download e os apps utilizados;
  • Liberar no antivírus o site da Unimake, links de download;
  • Instalar os seguintes programas, se necessário:
Programa Utilização
UniNFE Transmissor de XML (Para emitir NF)
UniDanfe Para imprimir Danfes
Imp. PDF Impressora PDF para salvar Danfes em PDF

Obs: Se o antivírus for o ESET Endpoint, mesmo liberando o site da unimake, ele não abrirá. Será necessário parar o antivírus por alguns minutos até que você utilize o site.

  • Faça a configuração fiscal do cliente, estipulada pela contabilidade;
  • Faça uma emissão de NF para testar a implantação e cancele a NF;
  • Configure os números dos PDV’s e Estações de acordo com a licença;
  • Assim que apontar o PDV na rede, envie uma carga para o mesmo;
  • Verifique se o ativmon e o uninfe estão na inicialização do Windows.

2 – PDV

  • Verifique se todos os PDV’s estão com o Autocom3 devidamente instalado;
  • Certifique-se que o TX e UniNFE estão habilitados a inicializar com o Windows;
  • Realize a configuração do CONFIG;
  • Realize a configuração do UniNFE e UniDanfe;
  • Teste a impressora, scaner de código, balança e dispositivos;
  • Configure o esquema de energia do Windows para que não desligue o monitor
  • Libere o Autocom3, UniNfe e UniDanfe no Firewall e Antivírus
  • Analise a comunicação com o servidor
  • Ligue o aplicativo de PDV e verifique se receberá a licença corretamente
  • Verifique se recebeu a carga corretamente, analisando o preço e lista de produtos, nome dos operadores e número do PDV;
  • Faça uma venda de teste e cancele imediatamente.

3 – Treinamento PDV – Operadores de Caixa

Este treinamento possui uma estimativa de 15 a 20 minutos por grupo de 5 pessoas.

Utilize uma sequência didática para fácil compreensão de quem está aprendendo:

Parte 01

  1. Faça entrada de caixa (zerada pois é treinamento);
  2. Caso seja muitos funcionários, divida a sessão em grupos de 3 ou 5 por vez;
  3. Peça os fiscais que assistam o treinamento de operadora;
  4. Explique que primeiro irá mostrar e depois abrirá espaço para perguntas e dúvidas;
  5. Abra o PDV e apresente a tela do aplicativo;
  6. Passe produtos de diferentes maneiras (escaneando, digitando, pesquisando, multiplicando);
  7. Informe que errar é humano, passe a transparência e facilidade da ferramenta;
  8. Ensine a excluir um item e explique que a exclusão de item necessita de senha do fiscal ou gerente;
  9. Feche a venda mostrando o PgDN no teclado e explicando as formas de pagamento;
  10. Explique que somente a ultima venda poderá ser cancelada.

Parte 02

  1. Faça a partir do passo 6 da parte 01.
  2. Explique como dar desconto.
  3. Explique como consultar preço.
  4. Mostre novamente como excluir produtos.
  5. Feche a venda.

Parte 03

  1. Faça a partir do passo 6 da parte 01.
  2. Explique como é feito a troca (Não precisa realizar uma troca, mas sim mostrar as telas e quando ocorre).
  3. Realize novamente um desconto.
  4. Feche a venda mostrando o PgDN no teclado e explicando as formas de pagamento.
  5. Explique que somente a ultima venda poderá ser cancelada.
  6. Abra espaço para dúvidas.
  7. Peça que cada um treine uma vez, executando os 3 passos que foi ensinado (Não esqueça de cancelar a nota sempre que emitir).
  8. Conforme todos forem praticando, vá tirando dúvidas e reforçando as explicações para alimentar a linha de aprendizagem.
  9. Todos percebem que o PDV Autocom3 é fácil demais de usar.

4 – Treinamento – Fiscais de Caixa

Este treinamento possui uma estimativa de 18 a 23 minutos por grupo de 3 pessoas.

Fiscais podem cancelar a ultima venda realizada, liberar trocas e desconto.

Utilize uma sequência didática para fácil compreensão de quem está aprendendo:

  1. Explique que o PDV trabalha com NFC-e e precisará emitir notas;
  2. Mostre que o UniNFE precisa estar ligado e explique que não autorizará notas senão estiver ligado ou com internet;
  3. Mostre a abertura de caixa;
  4. Repasse o treinamento de Operador, sem grandes detalhes, tendo em vista que os fiscais assistiram o treinamento de Operador;
  5. Mostre como excluir produtos;
  6. Mostre como cancelar venda;
  7. Mostre como colocar o PDV Off-line;
  8. Mostre como verificar nota em contingência e explique a importância;
  9. Mostre como autorizar uma NF;
  10. Mostre como passar troca;
  11. Mostre como tirar um extrato analítico – X;
  12. Mostre como fechar o caixa;
  13. Abra espaço para dúvidas;
  14. Permita que todos refaçam os procedimentos e reforce as explicações.

5 – Treinamento – NF-E

Este treinamento possui uma estimativa de 18 a 20 minutos por grupo de 2 pessoas.

  1. Explique a diferença de NF-E de Venda e NF-E de Devolução.
  2. Cadastro de Clientes (PF e PJ).
  3. Realize uma NF-e de venda.
  4. Faça o cancelamento da NF-e de venda  e explique o cancelamento.
  5. Faça a emissão da NF-e de devolução com todos os requisitos necessários.
  6. Explique quando é utilizada.
  7. Abra espaço para dúvidas.
  8. Permita que todos refaçam os procedimentos e reforce as explicações.

6 – Acompanhamento

  • Acompanhe o dia da loja junto aos operadores, fiscais e CPD’s.
  • Tire dúvidas, reforce explicações, passe informações com clareza.
  • Explique o fechamento do caixa para almoço.
  • Explique o fechamento do caixa e conferência do relatório de fechamento.

 

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