TransactionCentre – Módulo Client.exe
Manual de Instalação

1. Introdução

A finalidade deste documento é apresentar passo-a-passo o processo de instalação do TransactionCentre Client.
No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o suporte técnico, o qual está capacitado a dar-lhe as informações e apoio necessários.

Atenção:

Para Windows 95 – Antes de rodar o programa InstallTrn.exe é necessário clicar no diretório OLDWIN95 do CD de instalação, ler o documento Instalação.txt e executar os procedimentos informados. (Caso utilize a versão Socket).
Para Firewall – Habilitar os seguintes endereços e portas:
IP: stc0101.trncentre.com.br Porta: 6001 até 6008
IP: stc0102.trncentre.com.br Porta: 6001 até 6008
IP: stc0103.trncentre.com.br Porta: 6001 até 6008
IP: stc0201.trncentre.com.br Porta: 5001 até 5008
IP: stc0202.trncentre.com.br Porta: 5001 até 5008
IP: stc0301.trncentre.com.br Porta: 5001 até 5008
IP: stc0302.trncentre.com.br Porta: 5001 até 5008
Para iniciar a instalação clique no arquivo InstallTrn.exe do CD de instalação.

2. Tipos de Instalação

Os tipos de instalação existentes são:

Servidor, Servidor/ Estação ou MonoUsuário

Equipamento que conterá todos os módulos necessários para o funcionamento da loja e deverá ser acessado pelas demais Estações.
Dever ser o primeiro a ser instalado e somente pode haver um equipamento em atividade.
Para conexão discada, a instalação deve ser feita no equipamento com Modem e Linha Telefônica.

Estação

Para os demais equipamentos da rede que realizarão as funções de Cancelamento, Gerenciais e Atendimento de Portador no Balcão.

Check Out/Caixa

Para os demais Check Outs ou Caixas onde será cumprida a função de pagamento e emissão do cupom fiscal e comprovante de benefício.

Atenção: O Servidor é sempre o primeiro a ser instalado. A Instalação só estará concluída depois da Transação Teste (no final do manual).

O tipo de instalação deve ser feita levando em consideração os seguintes aspectos:

Monousuário

Se Balcão/Check Outs vai operar em um só equipamento no estabelecimento.
• Para conexão discada deve ser feita no equipamento com Modem e Linha Telefônica.

Servidor ou Servidor/Estação

• Se 2 ou mais terminais serão utilizados.
• Deve ser o primeiro a ser instalado.
• Somente deve haver um Servidor ativo em cada estabelecimento.
• Para conexão discada deve ser feita no equipamento com Modem e Linha Telefônica.

Servidor se equipamento não utilizado p/Balcão, CheckOut ou Funções Administrativas.
Servidor/Estação se equipamento cumpre uma das funções acima.

Estação

• Para Balcão onde haverá atendimento de Portadores.
• Para estação de gerenciamento da loja para funções Administrativas.

Check Out / Caixa

• Para Check Out com comunicação Internet.
• Check Out com comunicação Renpac não requer instalação.

3. Fluxo de instalação de Servidor ou Mono-Usuário

Servidor, Servidor/Estação ou MonoUsuário :

Após selecionar o tipo de instalação, configurar o Servidor e as telas de apoio ( se o tipo de instalação for Dedicada Renpac X25 ou Discada ).
A seguir, identificar o estabelecimento, continuar a instalação e configurar o leitor de cartão magnético (se o tipo de instalação for Servidor/Estação ou MonoUsuário) .
Finalizar a instalação, ativando o estabelecimento com seu Código de Ativação e conferindo os parâmetros.

Instalando o Servidor 

As fases da instalação são :
Fase 1 – Configurando Servidor (Tipo de Instalação: Servidor, Servidor/Estação ou Monousuário)
– Se Modo de Acesso: Conexão IP Local X25 → Fase 2- IP Local
– Se Modo de Acesso: Discado → Fase 3- Discado
Fase 4 – Estabelecimento (dados cadastrais do estabelecimento)
Fase 5 – Setup
– Se Tipo: Servidor/Estação ou Monousuário → Fase 6 Parâmetros Leitor
Fase 7 – Ativando Estabelecimento
Fase 8 – Verificando Parâmetros
Para Tipo de Instalação:
Monousuário → Seguir Transação Teste (no final deste manual).
Demais → Seguir Instalando Estações.
Veja detalhes da instalação nas páginas seguintes.

4. Instalando Servidor – Fase 1: Configuração

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Esta é a primeira tela apresentada na instalação do TransactionCentre Client e contém os parâmetros básicos para sua execução:
(1)- Tipo de Instalação – Selecionar como definido neste manual.
(2)- Modo de Acesso – Selecionar como definido neste manual.
(3)- Endereço do Servidor – Para acesso pelas Estações locais.
(4)- Unidade de Disco – Para acesso pelas Estações locais.
(5)- FTP Mode – Parâmetro que deve ser assinalado.
(6)- Endereço Arquivo Preços – Não deve ser preenchido.
(7)- Endereço Arquivo Auxiliar – Não deve ser preenchido.
(8)- Botão <Salvar>.
(9)- Botão <Cancelar>.

5. Instalando Servidor – Fase 1: Configuração

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A escolha do tipo de instalação deve ser feita seguindo os conceitos apresentados neste manual e as características de seu estabelecimento (1).
Um Servidor pode ter os seguintes tipos: Servidor, Servidor/Estação ou MonoUsuário.
Selecionar o tipo de Servidor que atenda mais adequadamente às características de seu estabelecimento:
MonoUsuário: Quando somente um equipamento será utilizado para cumprir todas as funções TransactionCentre em seu estabelecimento.
Servidor: Quando o equipamento não cumprirá qualquer função TransactionCentre, exceto as Funções Administrativas.
Servidor/Estação: Quando o Servidor será utilizado para outras funções TransactionCentre,
como:
– Cancelamento e gerenciais (instalar no Servidor e na Retaguarda).
– Atendimento de Portador no Balcão (instalar no Servidor do Balcão).
– Check Out (instalar no Servidor do Check Out).

Atenção: A instalação das demais Estações somente pode ser feita após a instalação do tipo
Servidor ou Servidor/Estação.

6. Instalando Servidor – Fase 1: Configuração

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Na mesma tela, o Modo de acesso é definido seguindo os conceitos apresentados neste manual e as características de seu estabelecimento.
O modo de acesso (1) determina a forma de comunicação utilizada entre o Estabelecimento e o Autorizador. Os modos de acesso que podem ser configurados são:
Dedicado TCP/IP
– Internet dedicada (banda larga).
– Outros tipos de conexão TCP/IP.
Dedicado IP Local / X25 (Renpac).
– Estabelecimentos conectados via X25, diretamente da loja ou concentrados na Matriz.
– Requer que a rede local seja TCP/IP.
Discado
– Internet discada.

7. Instalando Servidor – Fase 1: Configuração

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Endereço do Arquivo completando a configuração do Servidor, são requeridos os seguintes dados:
(1)- Endereço do Servidor – Deve conter o endereço IP ou nome do Servidor na rede do estabelecimento.
(2)– Unidade de Disco – Onde o módulo deve ser instalado no Servidor.
(3)- Ftp Passive Mode – Trata-se de parâmetro da transferência de arquivos FTP e deve ser clicado para assinalamento.
(4)- Endereço do Arquivo com Preços dos Produtos – Deve conter o path do arquivo (caminho) onde os preços são obtidos para efeito de escolha do menor preço (estabelecimento x TransactionCentre). Somente preencher se houver instruções da área de tecnologia de seu estabelecimento.
(5)- Endereço Demais Arquivos Auxiliares – Deve conter o path para gravação de arquivos (caminho) de apoio para o Sistema de Automação. Somente preencher se houver instruções da área de tecnologia de seu estabelecimento.
Conferir os dados preenchidos e:
(6)- Botão <Salvar> – Se corretos, confirmar.
(7)- Botão <Cancelar> – Se incorretos, cancelar e reiniciar o processo.

8. Instalando Servidor – Fase 2: IP Local

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Observação: Essa tela somente será exibida caso o modo de acesso seja configurado como
Dedicado IP Local X25.

Para completar a configuração do Acesso Dedicado IP Local / X25, informar:
(1)- Endereço do Concentrador- Nome do concentrador X25 para a loja.
(2)- Porta Socket – Do concentrador X25.
(3)- Botão <Salvar>.
(4)- Botão <Cancelar>.

9. Instalando Servidor – Fase 3: Acesso Discado

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Observação: Essa tela somente será exibida caso o modo de acesso seja configurado como Discado, tendo:

(1)- Nome da Conexão- Nome da Conexão atribuída ao Dial Up. Neste exemplo temos uma conexão UOL.
(2)- Tempo de Desconexão- Tempo para desconectar a linha discada quando não estiver em uso. O tempo de desconexão é parametrizado em segundos. No exemplo acima a linha telefônica será desconectada após 120 segundos (2 minutos) quando não estiver em uso.
(3)- Botão <Salvar>.
(4)- Botão <Cancelar>.

Premissas e parâmetros do Dial Up:

– Somente utilizar provedores que criam uma pasta no Dial Up, cujo telefone de discagem é conhecido.
– Não utilizar provedores que solicitam autenticação na página.
– Na configuração do Dial Up deixar a conexão Default e opção de Nunca Discar uma Conexão.
– Na configuração Dial Up deixar o usuário e a senha gravados.
– Criar uma conexão Dial Up com os dados que serão configurados. Esta conexão pode ser deixada ativa enquanto a instalação estiver sendo realizada para verificar se o modem está funcionando corretamente.
– Caso o estabelecimento utilizar um Discador para acessar a Internet e este discador não gravar o nome do usuário, senha e fone de conexão, deve-se criar uma outra conexão Dial Up com nome diferente da conexão criada pelo discador e utilizar essa conexão Dial Up ao configurar o TransactionCentre.

Atenção: Fazer conexão com a Internet antes de iniciar a instalação para checar seu funcionamento antes do TransactionCentre.

Em caso de erro ao conectar, verificar as configurações do Dial Up, checar se o nome da conexão que será discada está configurada corretamente no configurador do TransactionCentre.
Se o erro persistir, criar uma outra conexão com outro nome, gravar senha, usuário e fone que  deverá ser utilizado e realizar um conexão com a Internet. Essa nova conexão deve seguir as regras de configuração descritas anteriormente.

Nota: Antes de alterar qualquer parâmetro do Configurador o aplicativo TransactionCentre Client deve estar fechado. Quando a alteração for referente ao modo de acesso, nome da conexão, tempo de desconexão ou configuração Dial Up, é aconselhável fechar também a Client Connection.

10. Instalando Servidor – Fase 4: Estabelecimento

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Esta é a segunda tela da configuração e contém os dados do estabelecimento que está sendo instalado. Preencher os dados e pressionar botão <Salvar> para seguir instalação ou botão <Cancelar> para reiniciar.
(1)- CNPJ – Da loja.
(2)- Nome Fantasia – Nome pelo qual a loja é conhecida na rede.
(3)- Endereço – Incluindo tipo e nome do logradouro, sem o número.
(4)- Número – Número no endereço.
(5)- Complemento – Andar, loja, etc.
(6)- CEP – CEP da loja.
(7)- Nome do Instalador – Nome da pessoa que está fazendo a instalação.
(8)- Nr.Documento – Identificação do Instalador.
(9)- Botão <Salvar>.
(10)- Botão <Cancelar>.

11. Instalando Servidor – Fase 5: Setup

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Após a confirmação dos dados do Estabelecimento, o sistema passa a executar a instalação.
(1)- Tela do início da instalação.
(2)- Tela de Setup.

12. Instalando Servidor – Fase 5: Setup

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Em seguida, a instalação será concluída e o TransactionCentre Client é automaticamente ativado para sua primeira comunicação com o Autorizador.
(1)- Tela de andamento do Setup.
(2)- Tela do TransactionCentre Client na sua primeira comunicação, na qual, dados do Autorizador são transferidos para seu Servidor para prosseguir com a instalação.
Neste momento podem ocorrer uma das seguintes situações:
LOGON REALIZADO COM SUCESSO – Indicando que a primeira comunicação ocorreu com sucesso. Neste caso a próxima tela é apresentada para seguir a instalação.
FALHA DE COMUNICAÇÃO – Indicando que a mensagem não pode chegar no Autorizador por problemas na rede local ou externa. Neste caso revisar a instalação, endereçamento na rede, mapeamento de disco e outras condições desta instalação.
SERVIÇO INDISPONÍVEL – Indicando que o servidor não está respondendo a mensagem enviada. Neste caso acionar seu suporte técnico.

13. Instalando Servidor – Fase 6: Parâmetros Leitor

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(1)- Caso o estabelecimento não possua Leitor de Trilha nem PinPad selecionar a opção “Nenhum” e pressionar o botão <Salvar>.
(2)- Caso o estabelecimento utilize Leitor de Trilha basta escolher a opção Leitor de Trilha .
(3)- Após escolher a opção Leitor de Trilha o instalador deve pressionar o botão <Salvar>.
(4)- Para cancelar basta pressionar o botão <Cancelar>.

14. Instalando Servidor – Fase 6: Parâmetros Leitor

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(1)- Caso o estabelecimento utilize PinPad, o instalador deverá selecionar a Opção PinPad.
(2)- O instalador deve escolher o modelo do PinPad a ser utilizado pelo sistema. Neste exemplo, escolhemos o PinPad Dione.
(3)- Escolha a Porta Serial utilizada.
(4)- Pressione o Botão <Salvar> caso os dados estejam corretos.
(5)- Pressione o botão <Cancelar> caso os dados estejam incorretos.

15. Instalando Servidor – Fase 7: Ativando Estabelecimento

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(1) – Será exibida a tela inicial do TRNCClient.exe.

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Após o LOGON, o próximo passo é a ativação do estabelecimento. Para isto, preencher a tela acima com os seguintes dados:
(1)- Operadora – Selecionar INSTALL e pressionar <ENTER>.
(2)- Número do Cartão – Informar 999111999222999 e pressionar <ENTER>.
(3)- CEP – Informar o CEP do Estabelecimento. Neste exemplo utilizamos um CEP fictício.
(4)- Número do Estabelecimento – Informar número do endereço do estabelecimento.

(5)- Botão <F2-Pré-Autorização> – Pressione o botão <F2-Pré Autorização> para que o sistema envie sua mensagem para o Autorizador para que este retorne o Código de Ativação do Estabelecimento.
(6)- Botão <F8-Limpa> – Caso o instalador ou operador digitar o número do cartão inválido, pressionar o botão <Limpa>.

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Com o envio desta mensagem para o Servidor, o Autorizador verifica os dados cadastrais e o status do estabelecimento e gera o Código de Ativação.
(1)- Anotar este código que será utilizado na seqüência deste trabalho.

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Para a conclusão da instalação siga os seguintes passos:
(1)- Clicar Iniciar do Windows.
(2)- Posicionar cursor em Programas e clicar.
(3)- Posicionar cursor em TransactionCentre e clicar.

(4)- Posicionar cursor em Configurador e clicar.

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Será exibida a tela para a digitação do Código de Ativação que foi gerado pelo Servidor TransactionCentre na tela anterior.
Digite corretamente este código (1) e pressione <Salvar> (2). Para Cancelar pressione o botão <Cancelar> (3).

Atenção: Cada loja tem um Código de Ativação diferente das demais.

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Em seguida surge a mensagem “Instalação realizada com sucesso” que conclui a instalação. Pressionando o botão de <OK> (1) será exibida a tela de configuração do sistema.

16. Instalando Servidor – Fase 8: Verificando Parâmetros

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Após pressionar o botão <OK> na tela anterior será exibida a tela de configuração do Servidor.
Caso o instalador queira consultar ou mesmo alterar os dados do configurador basta clicar no botão <Configurações Server> (1).
Será exibida a tela de configuração do sistema. Caso o instalador faça alguma alteração nos parâmetros configurados é necessário clicar no botão <Salvar>.

Atenção: Antes de realizar qualquer alteração no configurador, é necessário fechar o TRNCClient.exe (caso este esteja aberto).

Caso nenhuma alteração tenha sido realizada basta clicar sobre o botão <Cancelar> (2).

Observação: Após a instalação fechar a tela do TransactionCentre Client (aguardar alguns segundos) e seguir as instruções abaixo:
Clicar Iniciar do Windows.
Posicionar cursor em Programas e clicar.
Posicionar cursor em TransactionCentre e clicar.
Posicionar cursor em TrnCentre Client e clicar.
Esse procedimento é necessário para atualização dos dados da tela do TransactionCentre Client.

17. Fluxo de Instalação do Balcão / Check Out

Balcão ou Check Out/Caixa :

Após selecionar este tipo de instalação, configurá-lo de acordo com o Servidor. Finalize a instalação, configure o leitor de cartão magnético e confira os parâmetros.

Atenção: No modo de acesso Dedicado TCP/IP e Discado deve-se testar antes se a conexão pode ser estabelecida via browser.

Instalando Estação / Check Out

A instalação da Estação / Check Out somente deve ser iniciada após instalação do Servidor. Deve-se certificar-se que a unidade de disco está compartilhada com a rede.
As fases da instalação são :
Fase 1- Configurando Servidor (Tipo de Instalação: Balcão ou Check Out / Caixa)
Fase 2- Definindo Disco
Fase 3- Instalando
Fase 4- Parâmetros Leitor
Fase 5- Verificando Parâmetros

Atenção: Após repetir estas atividades para todas Estações, seguir procedimentos de Transação Teste (no final deste manual), pois somente após a realização desta a instalação estará concluída.

18. Instalando Balcão / Check Out – Fase 1: Configuração

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Demais tipos de instalação (1):

Estação

Para os demais equipamentos da rede que realizarão as funções de Cancelamento, Gerenciais e Atendimento de Portador no Balcão.

Check Out / Caixa

Para os demais Check Outs ou Caixas onde será cumprida a função de pagamento e emissão do cupom fiscal e comprovante de benefício.

Atenção: O Servidor já deve ter sido instalado.

19. Instalando Balcão / Check Out – Fase 2 : Definindo Disco

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Após a definição do tipo de Estação, deve ser definida a unidade de disco que será utilizada na Estação:
(1)- Unidade de Disco- Unidade de Disco onde deseja instalar o sistema.
(2)- Botão <Salvar>.
(3)- Botão <Cancelar>.

20. Instalando Balcão / Check Out – Fase 3 : Setup

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(1)- Será exibida a tela de Setup.
(2)- A instalação será iniciada.

21. Instalando Balcão / Check Out – Fase 4 : Parâmetros do Leitor

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(1)- Será exibida a tela de configuração do PinPad conforme já visto anteriormente.
(2)- Botão <Salvar>.
(3)- Botão <Cancelar>.

22. Instalando Balcão / Check Out – Fase 5 : Verificando Parâmetros

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Será exibida a tela de configurações:
(1)- Pressionando o botão <Configurações Locais> o instalador ou operador pode verificar ou alterar a configuração da Estação.
(2)- Para fechar essa tela basta pressionar o botão <Cancelar>.

23. Transação Teste

As finalidades de realizar uma transação teste são:
• Permitir a realização de testes sem afetar o Autorizador.
• Ativar o estabelecimento (Obrigatório).
• Testar o funcionamento do ambiente e treinar pessoal da loja.
Os dados utilizados para a realização da Transação Teste são:
• Operadora: Qualquer das opções da tela.
• Cartão Número: 99900000000099901
• Código de Barras do Produto: 7896261005860 (Diovan 80 mg 28cpr).

Atenção : Esta transação não é contabilizada para efeito de reposição. Não esquecer de cancelar no PDV para evitar diferenças no caixa / estoque.

Não deixe de fazer a Transação Teste após a instalação, ela vai garantir que os procedimentos foram realizados com sucesso.
Sem a Transação de Teste, o estabelecimento não consta na relação de lojas na Central de Atendimento e portanto não será indicado para os portadores.

 

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